Atividades

O projeto desenvolve-se ao longo de 36 meses, estruturado num conjunto de 6 atividades que se sobrepõem parcialmente na sua execução temporal.

1. Estudos preliminares

Foi realizado um compêndio de estudos preliminares que permitiram definir, de uma forma fundamentada, exigências funcionais e de sustentabilidade dos componentes e sistemas a desenvolver e estudar.

2. Conceção e desenvolvimento da solução

Foram realizadas um conjunto de tarefas relacionadas com o processo de criação e desenvolvimento do sistema, entre elas a criação de patente (patente nº 102017000025367 “Modular bathroom unit and mounting structure for assembling a modular bathroom unit” disponível em https://data.epo.org/publication-server/rest/v1.0/publication-dates/20180912/patents/EP3372740NWA1/document.pdf).

3. Instalação e utilização do produto

Foi realizado um estudo de viabilidade da instalação do produto em edifícios de diferentes épocas e concluiu-se que o MoBaK pode ser utilizado em situações de reabilitação, sendo uma grande mais-valia.

Desde setembro de 2018 que está instalado um protótipo numa habitação com cerca de 30 anos, tendo permitido que um quarto passasse a ser dotado de WC, com a realização de obras mínimas na edificação. Este protótipo foi instrumentado e encontra-se a ser monitorizado em tempo real pela equipa de investigação da UA. Com esta tarefa pretende-se fazer a avaliação do desempenho do produto, quando instalado em contexto real.

A avaliação do desempenho do produto centrar-se-á na avaliação do grau de satisfação dos utilizadores por “focus group” e no seu desempenho hidráulico, construtivo e funcional, considerando a sua montagem em diferentes espaços. 

4. Análise de ciclo de vida do produto

Está a decorrer o estudo do custo de ciclo de vida e da análise de ciclo de vida do produto (em desenvolvimento) para análise financeira do mesmo. Desta forma, pretende-se avaliar o desempenho ambiental do produto com o objetivo de definir medidas que promovam o aumento da performance financeira e ambiental do produto adaptado/melhorado face ao produto em desenvolvimento.

5. Desempenho do processo de fabrico e do produto

Esta atividade tem como objetivo avaliar o produto desde a facilidade de montagem/desmontagem ao seu desempenho hidráulico (depois de montado), com vista à recolha de indicadores que contribuam para a sua melhoria/otimização.

6. Promoção e divulgação dos resultados

Esta atividade cumpriui um conjunto de ações com vista à eficaz disseminação dos resultados do projeto, nomeadamente um workshop com apresentação de resultados.